sexta-feira, 14 de junho de 2013

Tipos de Merengue


Existem três tipos de merengue:
- Merengue Francês: é o merengue cru, feito com 2 claras para 115 g de açúcar. Prepare batendo as claras em neve até ficarem bem firmes e secas, dobrando ou triplicando seu volume. Coloque metade do açúcar aos poucos e então misture o restante, até ficar bem liso e brilhante. É usado para confeitar, assar ou cozinhar à pochê. Este é o merengue ideal para fazer suspiros.
- Merengue Suíço: É o merengue feito em banho-maria. Use 125 g de açúcar para 2 claras. Em uma vasilha sobre uma recipiente com água fervente, bata as claras com o açúcar em uma temperatura de aproximadamente 75° C até que você perceba que o açúcar foi dissolvido. Gire a vasilha até que fique um creme homogêneo, você pode bater à mão ou em uma batedeira, até que o merengue fique frio e dobre ou triplique o seu volume. Usado em decorações.
- Merengue Italiano: é o merengue cozido. Prepare uma calda com 250 g de açúcar e 60 ml de água, em ponto de bala mole (116° a 118° C) quando a calda mantém a forma, mas é macia. Esfrie um pouco. Bata 5 claras em neve firme. Junte a calda aos poucos, batendo sempre. Este merengue fica muito firme e brilhante. Use para decorar, como cobertura caramelada ou para dar leveza a mousses e suflês. Para ver mais detalhadamente esta receita clique aqui.

4 comentários:

  1. Ótimas dicas :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já usava o italiano nas minhas tortas, agora tenho mais uma opção o suiço, adorei, obrigada :)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O suíço é mais pratico e da um resultado semelhante. Que bom que gostou ;D

      Excluir

Comenta ai!