terça-feira, 4 de março de 2014

Como limpar e cuidar da suas panelas de cobre



Quando for utilizar o tacho pela primeira vez depois de compra-lo, você deverá ferver uma boa quantidade de água e lavá-lo com esta água, para retirar a resina que a maioria dos fabricantes passa para manter o utensílio brilhante no período de permanência nas lojas.

Toda vez que for cozinhar em seu tacho, deverá fazer a limpeza básica.
É comum o cobre escurecer com o uso e quando exposto ao tempo. Para limpá-lo, utilize um par de luvas para proteger as mãos, se desejar.

Você utilizará um limão, uma colher de sal, uma barra de sabão (ou detergente neutro) uma esponja de aço. O limão é o ingrediente perfeito, mas se não tiver um disponível, utilize quatro colheres (sopa) de vinagre e duas bem cheias de sal. Lembrando sempre que a quantidade dos ingredientes para a limpeza poderá ser mais ou menos que a sugerida, dependendo do tamanho da peça.

Mas, o procedimento será o seguinte:
- Leve o tacho ao fogo até que ele aqueça.
- Desligue o fogo e dentro coloque o sal.
- Corte o limão ao meio e passe as metades, espremendo-as e esfregando-as por todo o tacho. E vai fazendo isto até que tire todo o azinhavre, que é aquela camadinha esverdeada que se forma no metal resultante de oxidação. E, mesmo que você não veja esta camada verde, este procedimento é correto, para não ter dúvida de que seu tacho está perfeitamente limpo para o cozimento de seu doce.
- Enxague o tacho até retirar todo o limão com sal, mas somente com água, pois não poderá, neste momento, utilizar a palha-de-aço, nem sabão em cima desta mistura, porque caso contrário a limpeza ficará perdida.
- Depois que enxaguar bastante, retirando completamente todo o limão e sal. Aí sim, lave-o com o sabão e com a palha de aço, areie-o e enxague-o abundantemente, secando-o em seguida.
- Depois disso poderá levar o tacho, seco, ao fogo e colocar os ingredientes do doce a ser feito.

Rotina – Toda vez que terminar de cozinhar lave seu tacho, normalmente, seque-o e guarde-o onde desejar. Se alguma coisa de doce grudar no fundo, deixe-o de molho até o dia seguinte que sairá. No cobre somente gruda se começar a queimar.
Se desejar que ele clareie mais, pois o pendurará na cozinha, basta repetir o procedimento do sal e limão.

2 comentários:

Comenta ai!