domingo, 24 de julho de 2011

Bruschettas

A bruschetta surgiu no período da Antiguidade, entre os trabalhadores rurais italianos, que inventaram a fórmula para aproveitar as sobras dos pães do dia anterior. E a receita deu tão certo que passou a ser apreciada em todo o território, em diversas formas.
A palavra bruschetta deriva de “bruscato” que em italiano significa tostado ou torrado e tem origem nas regiões do Lazio e de Abruzzo. Na região de Toscana o antepasto é chamado “fetunta”, de “fetta unta”, que na Itália quer dizer fatia untada.
A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.
Há, porém, incontáveis variações para se preparar uma boa bruschetta. Na Toscana, o pão local, feito sem sal é guarnecido com "fagioli al fiasco", ou seja, feijão branco cozido com ervas e alho ou então, com "cavolo nero", couve picado bem fininho e aferventado em água e sal.

Como eu adoro comida francesa ao invés de usar pão italiano usei o pão francês e dourei as fatias na manteiga (tirei isso do  "Julie e Julia"). Dei um "susto" no tomate, pimentão, cebola, com o azeite, sal, pimenta  calabresa e cebolinha bem picada. Coloque uma fatia de queijo entre a torrada e o salteado e esta pronto. Sirva imediatamente porque as torradas ficam moles. É bom pra ser servido de entrada. ;D

3 comentários:

  1. Oi Caio,

    Obrigada pela visita no blog. Vim aqui conhecer seu cantinho e não me arrependi.. quanta coisa gostosa!

    Estou a te seguir, ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Caio, agradeço a visita no Arte na Cozinha.
    Vim retribuir e já de cara adorei suas bruschettas.
    Abraços,
    Fla

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita!!!
    Gostei muito dos eu cantinho!!!
    Volte sempre!!!

    Abçs....

    ResponderExcluir

Comenta ai!