domingo, 17 de março de 2013

Dica da semana: Arroz



  1. Lave bem o arroz e refogue. Coloque água fervente e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo, enrole a panela com folhas de jornal e em seguida amarre uma toalha. Deixe a panela assim durante quinze minutos. Ao abrir, o arroz estará cozido e quente.
  2. Se você esquecer de colocar sal no arroz e ele já esta cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo com água e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar.
  3. Para saber se o arroz que já esta cozinhando já secou, basta apagar o fogo, molhar o dedo e bater do lado da panela, como se faz com o ferro de passar roupa. Se a panela estalar, significa que a água já secou- se não estalar, o arroz ainda tem água.
  4. Você pode preparar uma porção de arroz para vários dias, refogando com bastante óleo, alho amassado e sal, até soltar da panela. Depois, guarde o arroz na geladeira num recipiente de plástico ou de vidro tampado. Retire da geladeira só a quantidade que você vai usar e cozinhe normalmente.
  5. Depois que o arroz já estiver pronto, faça um furo com o garfo e coloque dentro uma colher de sopa de vinagre. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos. O arroz ficará mais soltinho.
  6. Coloque o arroz amanhecido numa panela com um pouco mais de água, mexa tampe e leve ao fogo baixo. Depois de alguns minutos ele ficará soltinho e saboroso como arroz feito no dia.
  7. Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparecerá. Tire o arroz sem raspar o fundo da panela.
  8. Para um rápido cozimento, faça o arroz na panela de pressão. Quando a panela começar a chiar, deixe no fogo por dois minutos. Espere esfriar um pouco para abrir.
  9. Se você pôs muito óleo para refogar o arroz, coloque a água para cozinhar junto com algumas folhas de alface por cima. As folhas de alface absorverão o excesso de óleo.
  10. Para esquentar o arroz já cozido basta colocar no escorredor de macarrão e levar ao fogo dentro de uma panela com 3 ou 4 dedos de água. Deixe a água da panela ferver durante alguns minutos para que o arroz fique quente e soltinho.
  11. Você também pode colocar a panela de arroz queimado, destampada, em cima de uma toalha molhada. O cheiro e o gosto de queimado desaparecerão.
  12. Para desgrudar o arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá facilmente.
  13. Para retirar o excesso de umidade do arroz guardado em lata, é só colocar uma fatia de pão seco dentro. O pão deixa o arroz seco e soltinho.
  14. O cheiro e o gosto do arroz queimado sairá facilmente se enfiar no arroz uma cebola cortada ao meio.
  15. Para tirar o cheiro do arroz queimado, bata colocar algumas farias de pão de forma por cima e tampar as panela por alguns minutos.
  16. Você pode tirar o gosto do arroz queimado se puser um pouco do arroz da panela em cima da pia e colocar a panela sobre o arroz. Deixando assim por cinco minutos, o gosto de queimado sairá facilmente.
  17. Você pode dar sabor muito especial ao risoto se colocar um cravo da índia no tempero.
  18. Cozinhe o arroz sempre com a panela tampada. Assim ele não perde nem o sabor nem a consistência

2 comentários:

Comenta ai!