sábado, 3 de agosto de 2013

Torta merengue de limão (Filme Toast)


Toast é uma biografia do chef inglês Nigel Slater. 
Desde pequeno Nigel era um apaixonado pela Gastronomia, escondido embaixo das cobertas se delicia olhando livros de culinária. Enquanto isso, sua querida mãe, não tem a mínima habilidade na cozinha, então faz torradas. Quase tudo acaba em torradas na casa dos Slater.  Com um pai autoritário e controlador, Nigel não consegue desenvolver as idéias que tem com a mãe, já que ela está doente e não há um apoio do Sr. Slater com os desejos culinários do seu único filho. 
Ao perder a mãe, Nigel tem um novo problema: Ms. Potter. A moça que começa a trabalhar na casa deles é vivida pela sensacional Helena Bonham Carter. De faxineira passa a ser a nova mulher de seu pai.
Quando ele cresce um pouco mais e começa a cozinhar nas aulas da escola, os dois iniciam uma batalha de quem faz a melhor comida ou sobremesa, disputando assim a preferência do pai que, por sua vez, não aguenta mais comer.
O filme tem cenas hilárias e outras um tanto quanto emocionantes. Difícil segurar o choro quando o pequeno Nigel dança com o vestido da mãe ao som de "If you go away". Aliás, toda a trilha sonora  é sensacional.
E foi assim que Nigel se tornou quem é hoje. Um cara de sucesso e, o mais importante, que ama o que faz.
Hoje vou ensinar a principal receita do filme: Torta merengue de limão, que se divide em três partes: massa, recheio e merengue. Na receita do filme é uma torta grande mas eu fiz em porções individuais.

Receita:
- Para a massa:
- 250 g de farinha de trigo
- 125 g de manteiga picada
- 125 g de açúcar
- 1 ovo
Modo de preparo:
Peneire a farinha e o açúcar e misture ambos. Abra uma pequena cova no meio e coloque a manteiga amolecida. Em seguida junte o ovo. Una os ingredientes (sem sovar) até que estejam misturados. Leve a geladeira, envolvido em um filme plástico, por 30 minutos. Após esse período, forre uma forma de 22 cm com a massa. Leve ao forno a 180º por uns 20 minutos ou até ela ficar dourada.

Para o recheio:
- 1/2 xícara de suco de limão siciliano
- Raspas de 2 limões sicilianos
- 100 g de açúcar
- 4 gemas
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa ([15 g) de manteiga.
Modo de preparo:
Complete com água o suco de limão até obter 300 ml. Leve ao fogo com as raspas e o açúcar. Dissolva o amido em um pouquinho de água e adicione a mistura. Mexa até ferver e engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Em seguida despeje as gemas peneiradas batendo rapidamente (para que elas não formem grânulos). Adicione a manteiga e mexa até que fique homogêneo. Com a massa já pré-cozida, adicione o recheio.


Para o merengue francês:
- 4 claras
- 200 g de açúcar.
Modo de preparo:
Bata as claras em neve bem firmes e adicione o açúcar aos poucos. Você terá um belo merengue brilhante. Espalhe em cima da torta formando um bico. Eu usei o saco de confeitar com o bico estrela fechada.
Leve ao forno por mais uns 10 minutos, ou até o merengue ficar corado. Sirva gelada.



5 comentários:

  1. Ficaram lindas!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse filme! Ainda vou fazer a receita da torta de merengue de limão!
    Obrigada por compartilhar!
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visitinha e volte sempre... já estou seguindo aqui.
    Beijo
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. hummmmmmm,.....q sabor deve ter!!! Obrigada pela receita!!!

    ResponderExcluir

Comenta ai!