quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bacalhau à Gomes de Sá




Uma receita tradicional da região norte de Portugal, o bacalhau à Gomes de Sá, falecido em 1926, é uma criação de José Luis Gomes de Sá Junior, dono de armazém no Muro dos Bacalhoeiros e depois cozinheiro no Restaurante Lisbonense, no Porto. Gomes de Sá era um comerciante do Porto nos finais do Séc. XIX. A ele se deve esta receita de bacalhau que, segundo a lenda, terá sido criada com os mesmos ingredientes (à excepção do leite) com que semanalmente fazia os bolinhos de bacalhau que deliciavam os amigos. Com efeito, os ingredientes são os mesmos, mas a receita resulta de uma confecção cuidada e de grande requinte. Um prato simples e que é ótimo para consumir na quaresma ou em qualquer hora mesmo. 
A receita original:
“Pega-se no bacalhau demolhado e deita-se numa caçarola. Depois cobre-se tudo com água a ferver e depois tapa-se com uma baeta grossa ou um pedaço de cobertor e deixa-se então assim sem ferver durante 20 minutos. A seguir, ao bacalhau que está na caçarola e que devem ser 2 quilos pesados em cru, tiram-se-lhe todas as espinhas e faz-se em lascas e põe-se num prato fundo cobrindo-se com leite quente, deixando-o em infusão durante uma hora e meia a duas horas. Depois em uma travessa de ir ao forno, deita-se três decilitros de azeite fino do mais fino (isto é essencial), quatro dentes de alho e oito cebolas alourar. Ter já dois quilos de batatas (cortadas à parte com casca) às quais se lhes tira a pele e se cortam às rodelas da grossura de um centímetro e bota-se as batatas mais as lascas do bacalhau que se retiram do leite. Põe-se então na mesma travessa no forno, deixando-se ferver tudo por dez a quinze minutos. Serve-se na mesma travessa com azeitonas grandes pretas, muito boas e mais um ramo de salsa muito picada e rodelas de ovo cozido. Deve-se servir bem quente, muito quente.”

Para dicas de como usar/dessalgar o bacalhau clique aqui

Minha receita:

Ingredientes:
- 600g de bacalhau em lascas dessalgado (compre em lascas por que alem de já vir desfiado é mais barato)
- 600g de batatas
- 4 dentes de alho
- 3 cebolas
- 4 ovos cozidos
- 2 xícaras de azeite de oliva
- 1 xícara de azeitonas pretas picadas
- 2 folhas de louro
- 2 grãos de pimenta do reino preta esmagados
- salsa e cebolinha
- sal e pimenta-do-reino

Modo de fazer:
Dessalgue o bacalhau em água fria durante 36 h, mudando a água por 3 vezes. Em seguida, cozinhe o bacalhau em água fria até levantar fervura com as folhas de louro e a pimenta.
Corte as cebolas em rodelas  e pique o alho em laminas.
Aqueça azeite de oliva e doure ligeiramente o alho e a cebola, frite a batata e junte o bacalhau e misturando o restante dos ingredientes antes de retirar do fogo.
Leve ao forno pré-aquecido, a uma temperatura de 180 graus, por 10 minutos.
Decore com salsa picadas e  rodelas de ovos cozidos ou da forma que preferir.

Não se preocupe com a quantidade de azeite, pois uma das características desse prato é justamente o bacalhau "nadando". Por isso acrescentei as azeitonas direto no bacalhau o que ajudou a ressaltar o sabor.



4 comentários:

Comenta ai!