quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Lasanha de inhame

Quem pensa que a lasanha é um prato recente, erra feio a muito tempo. Na verdade, a história desta receita deliciosa receita tem suas raízes nada mais, nada menos que nos tempos do Império Romano. Obviamente, naquele período a lasanha não era como nós a conhecemos hoje, mas consistia em alguns pedaços de massa, cortados em quadrados, cozidos em uma panela e comidos com legumes e queijo.
Durante muitos séculos a lasanha continuou sendo feita desta forma, e era chamada pelos Romanos de “lasana” ou “lasanum”, que em latim significa “vaso, recipiente”. Isto mais ou menos até o século XIV. Francesco Zambrini, um estudioso do século XIX, descobriu receitas antigas nas quais a lasanha era colocada em tiras ou poderia ser deixada intacta, com várias camadas recheadas de queijo.
Após esta descoberta, Zambrini publicou a receita em um livro de culinária e, graças a ele, a partir de então a lasanha foi feita sempre como a conhecemos hoje, em camadas. Com o passar do tempo, a lasanha transformou-se em um prato muito popular e amado no mundo todo, graças a alguns restaurantes de Bolonha, que criaram a famosa lasanha à bolonhesa e começaram a servir aos clientes no início do século XX. Mas a consagração veio em 1935, quando o jornalista Paolo Monelli cita o prato no seu livro intitulado “Il ghiottone errante” (O glutão errante). Hoje a lasanha pode ter os mais diversos tipos de recheios, desde os tradicionais, até invenções caseiras.
Nessa receita tentei fugir um pouco da lasanha feita por massa e substitui pelo inhame, que é muito nutritivo.

Ingredientes:
1 kg de inhame cozido e amassado
1/2 litro de creme branco
300g de queijo ralado
300g de queijo mussarela
200g de chester ou frango desfiado e cozido
1 xícara de manteiga ou margarina
300 g de presunto

Montagem:
Passe um pouco do molho branco no fundo da forma e cubra com a metade do inhame amassado. Coloque a mussarela, o chester ou frango, e o presunto. Passa mais molho branco e coloque o resto do inhame. Se quiser, finalize com o resto do queijo, ou o restante do molho  branco  como eu fiz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai!