sábado, 1 de março de 2014

Massa de tapioca (beiju)

A tapioca é uma iguaria típica brasileira, criada pelos índios do norte do país. 
É feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce.  A massa é peneirada sobre uma frigideira quente, depois fechada em meia lua com recheios doces ou salgados.
Aviso logo pra fazer essa receita quando o seu fugão estiver sujo, pois como na foto ao lado o meu ficou uma bagunça... Também a "anta" aqui usou uma peneira maios que a frigideira. 
Ah! Vale lembrar de manter um certa distancia entre a peneira e a panela para não derreter como a minha. Mas fora isso a receita é bem tranquila, é só tomar cuidado com a quantidade de água e ir colocando ao poucos (se a massa ressecar quando estiver fazendo as tapiocas pode hidratar mais um pouco).




Ingredientes:
- 250 g de polvilho ou goma
- 1 colher de café de sal
- 1/4 de xícara de água (aproximadamente)

Modo de preparo:
Pegue o polvilho (tapioca, goma), o sal e ponha numa tigela. Umideça aos pouco com a água (pingue as colheradas), 1 colher de sopa de cada vez que for amassando. Amasse bem antes de por outra colher de água. Tem que ficar uma massa que ao apertar nas mãos não esfarele. Mas se molhar demais ela "senta" e não pode ser peneirada. Se molhar demais ponha mais um pouco do polvilho. Peneire. Ponha uma frigideira para aquecer, ponha umas 3 colheres da massa na frigideira quente, espalhe para fazer uma "panqueca". Cuide para que não queime em baixo. Vire para assar o outro lado, ponha num prato e recheie com o que gostar (recheei com banana e chocolate).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai!